SÍMBOLOS HERÁLDICOS
Heráldica
- Home
- Heráldica
Brasão: escudo de vermelho, com um farol de prata, iluminado de ouro e realçado de negro, movente da campanha ondada de prata e verde, acompanhado à dextra de uma harpa de ouro e à sinistra de uma armação de moinho de pás de madeira de ouro; brocante sobre o ondado, uma maceira de ouro realçada de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “CARREÇO – VIANA DO CASTELO”.
DESCRIÇÃO HERÁLDICA
O Farol de Montedor – construção identificativa de Carreço perante o país e o Mundo desde 1910, simboliza a luz/força – dinâmica/futuro, apanágio desta Freguesia.
O Moinho de Vento – modelo único no país, com as suas inconfundíveis velas trapezoidais em madeira, representa o trabalho do campo, principal actividade de que Carreço dependeu no passado.
A Masseira sobre o Mar – embarcação típica de Carreço, utilizada quer na pesca de costa, quer na colheita do sargaço, simboliza o trabalho que ligou esta Freguesia ao Mar.
A Lira – símbolo da primeira instituição de cultura de Carreço, a “Troupe Musical 1.° de Agosto”, fundada em 1903 e que deu origem à Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, representa a cultura, com destaque para a Música e o Teatro.
DIVISA
O Farol, o Moínho de Vento, a Masseira e a Lira são quatro elementos plenos de vida e força; quatro são também os Lugares da Freguesia.
O Brasão representa a identidade do Povo CARRECENSE e forma um conjunto em sinal de união e vida.
SIMBOLOGIA DAS CORES DO BRASÃO
A cor vermelha do Brasão é demonstrativa do garrido dos nossos trajes simbolizando o “Fato à Lavradeira” de Carreço e através dele a origem, em 1925, do primeiro Rancho Folclórico de Portugal.
O verde do mar reflecte as águas límpidas do Oceano que banha Carreço, cujas ondas prateadas batem nas areias douradas das nossas magníficas praias.
BANDEIRA
A Bandeira com a cor verde da paisagem luxuriante dos campos de Carreço e da pureza do ar que se respira e o Brasão encimado pelos castelos, são elementos identificativos da Aldeia, conforme a heráldica.
SELO BRANCO
Circular com as peças do Brasão sem indicação de cores e metais, tudo de 1995, envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda “Junta de Freguesia de Carreço – Viana do Castelo”.
SIMBOLOGIA DAS CORES EM HERÁLDICA
Amarelo – em termos heráldicos o ouro (amarelo) é o metal mais precioso na escala daquela ciência. O amarelo é ainda o símbolo da generosidade.
Verde – em heráldica representa as águas do Oceano. Em simbologia heráldica representa a Esperança, a Solidariedade e a Fé.
SIMBOLOGIA DOS METAIS
O Ouro – é, em heráldica, o metal mais precioso. Por isso ele guarnece as partes mais nobres e significativas do BRASÃO.
A Prata – é, em heráldica, o segundo metal na escala daquela ciência, por isso ele guarnece as peças de importância significativa do BRASÃO.
A Prata – é, em heráldica, o segundo metal na escala daquela ciência, por isso ele guarnece as peças de importância significativa do BRASÃO.